BAHIA: CRIMES EM EVIDÊNCIA - “O NOVO CANGAÇO PARTE I”

Em novembro de 2012 publiquei um artigo no blog Os Municipais de São Paulo, falando sobre o caos na Segurança Pública baiana, o tempo passou, mas infelizmente pouca coisa mudou, continuamos liderando o ranking de assaltos a bancos no nordeste pelo 2º ano consecutivo e figuramos entre os 5 + no Brasil, perdemos apenas para São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso. Em 12 meses conseguimos registrar 193 ocorrências, destas sendo 42 em Salvador e 148 no interior do estado, o que é considerado um recorde nessa “modalidade criminosa” sendo que em 2012 já liderávamos esse mesmo ranking com 167 ocorrências, ou seja, conseguimos quebrar nosso próprio recorde em apenas 1 ano e até demos um nome para as quadrilhas de assaltantes “O Novo Cangaço”.

Outro líder desse ranking é ninguém menos do que o Banco do Brasil que teve nada menos que 79 ataques, seguido do Banco do Bradesco com 68 e Santander com 13, o motivo para tantos ataques ao Banco do Brasil tem uma razão logica, no interior da Bahia toda cidade conta com uma de suas agencias Bancarias.

Para o Diretor de Comunicação do Sindicato dos Bancários, Adelmo Andrade, o aumento no numero de ataques a bancos se deve a falta de segurança oferecida pelas agencias, se as mesmas se preocupassem mais em aumentar o numero de câmeras e seguranças os ataques não ocorreriam com tanta frequência.

A ousadia dos bandidos é tão grande como pudemos ver no assalto ao banco de Itaigara em Salvador onde os bandidos fingiram estar com pinos nas pernas e simplesmente passaram pelo detector de metais, roubaram o banco, levaram as armas dos vigilantes e claro fugiram. No banco do Brasil de Várzea Nova a situação foi um pouco mais complexa, a pacata cidade viveu momentos de terror quando bandidos fortemente armados travaram um tiroteio com a polícia local em que culminou com 1 morto e 6 feridos todos civis, várias pessoas foram feitas reféns, usadas como escudo humano, levadas na fuga e deixadas numa cidade próxima, vários carros foram tomados de assalto e incendiados na fuga, reza a lenda que 4 bandidos foram mortos pelas estradas do sertão, mas até hoje ninguém sabe ao certo se tudo não passa de uma lenda mesmo.

Sabemos que a segurança nas cidades do interior da Bahia é vergonhosa e com certeza contribui e muito para o aumento desses crimes, assim como na época do Cangaço não temos segurança o suficiente, só para se ter uma ideia, uma cidade com cerca de 40 mil habitantes, conta com no máximo 3 viaturas policiais, sendo que dessas 3, normalmente apenas 1 presta serviços durante todo o dia devido a falta de condições para mantê-las, ou seja, não há combustível suficiente, é parece piada mais é isso mesmo, não há nem combustível, é lamentável mais é a pura realidade. Quando ocorre um assalto a banco em uma cidadezinha normalmente é pedido reforços nas cidades próximas, que normalmente ficam em media 40 km de distancia umas das outras, e quando o reforço chega os bandidos já foram embora e já estão até gastando o dinheiro.

Na visão da maioria da população que sofre na pele a barbárie do dia a dia, a explicação é obvia, a segurança publica está agonizando é por mais que o Ilustríssimo Governador Jacques Wagner venha a publico dizer que vai investir milhões e que já foram criados inúmeros programas para combater a criminalidade e que já obtivemos resultados formidáveis, sabemos que não é bem assim que a banda toca, até o The New York Times sabe disso quando cita que Salvador é a capital dos homicídios, muitos dizem que ha distorções nos números apresentados pelo jornal americano, e que os reais números seriam bem maiores.

De acordo com o Sindicato dos bancários em 2013 ocorreram 97 explosões, 27 arrombamentos, 38 assaltos e 28 tentativas frustradas. Para explicarmos melhor o que de fato está acontecendo na Bahia iremos dividir esse artigo em duas partes: Na segunda parte traremos um artigo sobre em explosões à caixas eletrônicos, a chamada “Operação Kabum”.

Por:Tatiana Bontay (texto original publicado no blog: www.osmunicipais.blogspot.com.br)



Premium Blogspot Templates
Copyright © 2012 Cidade em Notícias