Greve da PM baiana:Reflexo de um estado a beira do caos


Aulas suspensas, ônibus recolhidos nas garagens, comércios saqueados, bancos arrombados, carros roubados e claro ruas desertas. Parece cenário de filme com temática apocalíptica, mas não, isso é simplesmente o cenário da metrópole baiana, após a deflagração da greve da Policia Militar no Estado na noite da ultima terça – feira (15).

A segurança pública na Bahia já passava por uma crise gigantes há tempos, o estado figura em todas as listas que envolve altos índices de criminalidade, como a de assaltos a bancos por exemplo, a onda de crimes que avança no interior do estado é assustadora, em cidades pequenas as agencias bancarias chegam a ficar 4 dias sem dinheiro nos caixas eletrônicos por medo de assaltos violentos forçando o chamado efeito cascata, o trabalhador não pode pagar suas dividas, pois não tem como sacar, o comerciante não vende pois o dinheiro não gira na cidade e assim sucessivamente.


Além da PM, a Polícia Civil também decidiu fazer uma paralisação por 24 horas, nesta quarta – feira, mas prometeram que manterão 30% do efetivo trabalhando, há rumores de uma possível paralisação das guardas municipais que até o momento não confirmaram, porem também não desmentiram.


O efetivo Militar hoje gira em torno de 30 mil, sendo 1 PM para 475 habitantes, a falta de incentivos é enorme, recentemente houve uma denuncia por parte da PM de Amaralina em Salvador que mostrava os coletes a prova de bala com a validade vencida e segundo eles as autoridades superiores tinha plena ciência da situação, além claro das viaturas sucateadas, baixos salários etc.



O Tribunal de Justiça da Bahia por sua vez declarou a greve ilegal e exige a volta da categoria as atividades imediatamente.Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, o governo da Bahia informou que a presidente Dilma Rousseff assinou o decreto autorizando a vinda das Forças Armadas na segurança pública do estado. 

O impasse continua e até o momento o que se tem de concreto são os bandidos fazendo a festa em cidades como Salvador, Feira de Santana e entre outras.


As negociações entre o Governo e a Polícia é intermediada pelo vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB), Prisco foi o líder da última greve da PM na Bahia em 2012. O movimento durou 12 dias, na ocasião ocorreu uma onda de assassinatos e arrastões nas maiores cidades do Estado e invasão da Assembleia Legislativa por cerca de 3 mil integrantes da corporação.

Além da greve das policias, a greve dos professores estaduais já está sendo dada como certa no estado, claro que o governo Jaques Wagner por sua vez diz que tudo não passa de uma perseguição politica para tentar derrubar seu governo e atrapalhar a eleição de seu sucessor.

Vale lembrar que Salvador será uma das cidades a sediar a Copa do Mundo de 2014

Por: Tatiana Bontay
Imagens: TV Bahia/Bocão News/Estadão


Premium Blogspot Templates
Copyright © 2012 Cidade em Notícias