Alunos são impedidos de entrar em escola por causa de aluguel atrasado


Alunos são impedidos de entrar em escola por causa de aluguel atrasado, em Rio Verde, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)























Alunos e funcionários da Escola Estadual Cunha Bastos, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, se depararam com o portão da instituição de ensino soldado na manhã desta quarta-feira (30). Segundo o proprietário do imóvel onde o colégio funciona, Valdomiro Valeriano de Morais Filho, esta foi a forma que ele encontrou para cobrar o aluguel da Secretaria Estadual de Educação (SEE), atrasado há oito meses.

“Se eu não pago o IPVA do meu carro e estiver transitando em vias na cidade, eles vão apreender meu carro. Se eu não recebo o aluguel, como eu vou ter condições de pagar os meus impostos em dia sendo que o governo cobra juros e tudo? Por isso, não vou deixar usar o prédio enquanto não efetuarem o pagamento”, afirma. Segundo ele, o valor dos aluguéis atrasados já chegam a R$ 47 mil.

Esta é segunda vez que Valdomiro toma a drástica medida de impedir a entrada no prédio em menos de um mês. A escola funciona em período integral e atende alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Com o portão lacrado, cerca de 150 pessoas precisaram voltar para casa sem saber quando poderão voltar a estudar ou trabalhar.

O impacto com a paralisação das aulas chega até nos comerciantes locais. É o caso de Adaílson Fernandes, que fornece o lanche para a escola. Hoje, todo o pão de queijo produzido foi dispensado. “Não tem como trabalhar, o que vou fazer com esse pão de queijo aqui agora?”, questiona.“Hoje eu saí cedo para ir trabalhar e de novo a minha filha volta para casa. Ninguém avisou que não tinha aula. Está uma vergonha essa escola”, reclama a professora Selena Nascimento. Para os alunos, além de um desestímulo ao estudo, a situação representa falta de respeito. “Acaba também desrespeitando a gente. Que a gente chega em casa, se não avisar os nossos pais acabam achando que nós fugimos da escola, voltou mais cedo”, afirma o aluno Jales Quintianiano.


Em nota, a Secretaria de Educação de Goiás afirmou que em dez dias fará o pagamento dos oito meses de aluguel atrasado. Já a Subsecretaria de Educação de Rio Verde afirmou que entrou em contato com o proprietário do imóvel para tentar um acordo que permita retornar as aulas imediatamente. Os dias letivos perdidos, segundo a instituição, vão ser repostos.

Fonte: G1
Imagens TV Anhanguera
Premium Blogspot Templates
Copyright © 2012 Cidade em Notícias