Ao se antecipar às novas regras discutidas no Conselho Nacional de Educação (CNE), o Centro Universitário Internacional Uninter se torna a primeira instituição do Brasil a integrar totalmente as modalidades presencial e a distância. A novidade proposta pelo governo federal visa aproximar a educação a distância (EAD) e presencial.

Na Uninter, a integração de modalidades começa pelo curso de Administração, que já está com a mesma grade curricular. "No mundo em que estamos vivendo, com mais de uma linha de celular para cada cidadão brasileiro, mídias e redes sociais, manter um ensino que não explora esses recursos é viver no século passado", explica Elton Schneider, diretor da Escola Superior de Gestão e Negócios da Uninter. O diretor ainda destaca que a mudança não foi motivada pelas regras propostas pelo novo marco regulatório, mas sim pela necessidade de inovar no processo de ensino e aprendizagem em todas as modalidades. "É a integração total para nossos alunos, que, agora, podem usar todas as ferramentas que a tecnologia permite. Materiais de aula em vídeo, material didático digital para acesso em notebooks, tablets e smarthphones, biblioteca virtual com mais de dois mil títulos, avaliações on-line com resultados instantâneos, tutoria on-line e via 0800 para tirar dúvidas, sem falar é claro, do bom e velho livro didático. Cada aluno receberá um livro por disciplina para montar a própria biblioteca profissional do seu curso", diz Schneider.

Na prática, a mudança significa que os alunos têm acesso ao mesmo material, independentemente da modalidade. "Isso não significa apenas receber o mesmo livro didático e ter acesso às gravações de aulas. Na prática, os alunos de cursos presenciais, por exemplo, também mudam a forma de aprendizado em sala de aula. Eles terão acesso aos conceitos antes de ir para a sala, e com o professor vão entender como aplicar a teoria", explica Schneider. As provas também deixam de ser realizadas em papel. "O aluno continua com o acompanhamento do professor, responde questões discursivas que exigem realmente relacionar o conteúdo de disciplinas diferentes, mas tem acesso à nota mais rápido", completa o diretor. Com as mudanças, o objetivo é tornar o ambiente de estudo um lugar para discussão e ambientação. Schneider ainda ressalta que todo o material passou por uma revisão e que o novo portfólio está voltado para a realidade do mercado de trabalho.

Para que toda esta unificação ocorra com sucesso, a Uninter também passa a adotar o método de ensino baseado no Problem based learning (PBL) e no Project Based Learning, que é o que há de mais moderno no ensino das principais escolas de gestão do mundo. O PBL consiste no estudo baseado em problemas e projetos – com base em casos de ensino elaborados pelos professores, de acordo com as competências a serem desenvolvidas pelo aluno em seu curso. "O método já é adotado na Holanda, Inglaterra, USA e na Dinamarca. Nesses países o aluno não tem mais currículo, ele chega para começar seu curso e é incluído em um projeto de alguma empresa. Por exemplo, se tem uma empresa precisando desenvolver um projeto de cargos e salários e o aluno quer se aprofundar nessa área, ele é deslocado para lá. É claro que aqui no Brasil temos uma cultura diferente e os problemas de ensino precisam ser elaborados pelos professores, que estão sendo capacitados nesta nova metodologia. Os conteúdos que ele vai ver são aqueles que precisa para resolver um problema específico, ou seja, a situação que ele está vivendo", exemplifica o diretor da Uninter. No último módulo do curso, o aluno pode escolher as disciplinas nas quais deseja aprofundar seu conhecimento. A prática comum em cursos de especialização, é mais um recurso para que o administrador finalize a graduação mais preparado para a realidade das organizações.

Até o fim de fevereiro de 2016, todos os demais cursos de graduação da Escola de Gestão e Negócios da Uninter terão as mesmas características.

Capacitação do professor
Os professores estão sendo capacitados para esse perfil, são mestres e doutores que precisam estar vinculados aos programas de mercado e ao grupo de pesquisa da Instituição. Para acompanhar essa nova realidade, o professor passa por uma série de programas de qualificação e oficinas sobre o que muda na forma de ensinar e aprender/ nessa nova metodologia. Isso significa docentes totalmente preparados e mais focados.