Emergência: Monte Santo está em 5° lugar no número de casos de Zika Virus na Bahia


A Bahia é o terceiro estado com maior número de notificações por casos de microcefalia do país, foram 180 ocorrências até o último sábado (5). No ano passado, foram sete casos em todo o estado. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (8). na oportunidade a assessoria da Sesab divulgou uma nota informando que até o dia 1º de dezembro, foram notificados na Bahia mais de 63 mil casos de Zika, 21 mil de chikungunya e outros 50 mil de dengue, a Bahia fica atrás apenas de Pernambuco (804) e Paraíba (316), A Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que existe relação entre o Zika vírus e os casos de microcefalia entre as gestantes que tiveram a doenças. Por conta do risco, muitas mulheres estão adiando o sonho de ser mãe.
Com o surto de microcefalia no Brasil e na Bahia, que já registra 150 casos notificados e a morte de seis bebês, o governo do estado inaugurou, nesta quinta-feira, 10, o  Centro de Operações de Emergências em Saúde, no Parque Tecnológico da Bahia.
O Centro terá atenções voltadas, inicialmente, para o estudo, prevenção e combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a exemplo do zika vírus. A iniciativa é coordenada pela Sesab  em cooperação com outras secretarias e órgãos estaduais, Ministério da Saúde e especialistas como obstetras, pediatras e infectologistas.
Na oportunidade a Sesab divulgou os últimos números de casos de dengue, chikungunya e zika por município, e a situação da cidade de Monte Santo é preocupante, pois figura na 5° posição com 1.789 de casos de Zika Virus em todo estado da Bahia, a situação da cidade de Monte Santo é ainda pior quando é considerado a incidência do número de casos por habitantes a cidade salta para o 1° lugar tornando a cidade com maior risco de epidemia no estado da Bahia, os recentes números refletem uma triste realidade em nosso município, mesmo diante a gravidade do problema a prefeitura não tem tomado medidas cabíveis para intensificar o combate do mosquito Aedes Aegypti na cidade, algumas ações e campanhas foram realizadas apenas no inicio da infestação até uma "Festa do Mosquito" foi realizada, mas a população cobra medidas enérgicas por parte do poder público e se queixa que mesmo diante o risco não estão passando frequentemente o fumacê na cidade e o combate ao mosquito pela secretaria de saúde do município ainda é insuficiente principalmente nos bairros periféricos como no Conjunto Minha Casa Minha Vida que em matéria relatamos vários focos do mosquito em espaços públicos, o site de Monte Santo vem alertando para o problema dês de março antes do surgimento da zika e chikungunya e intensificamos os alertas durante o início do surto, porém as medidas tardias e insuficientes não evitaram para que a cidade esteja em uma posição vergonhosa na lista de incidência do vírus no estado da Bahia, prova disto é a tabela onde podemos perceber que da nossa região apenas a cidade de Monte Santo encontra-se em destaque pelo grave número de casos de Zika Virus em todo Estado da Bahia.

Confira a Tabela:



Fonte: MonteSanto.net com informações do Atarde e Sesab
Premium Blogspot Templates
Copyright © 2012 Cidade em Notícias