ITIÚBA: CONSELHO DO FUNDEB VISITA ESCOLA MUNICIPAL E ENCONTRA INUMERAS IRREGULARIDADES

 O Conselho Municipal do FUNDEB visitou na ultima terça - feira (06/10/2015), juntamente com membros do Conselho Municipal de Educação de Itiúba,  o Ginásio Municipal Nossa Senhora Auxiliadora na comunidade de Jacurici da Leste, após receber denuncia anônima sobre possíveis irregularidades no local.


Uma nota publicada na pagina oficial da Entidade, chamou a atenção do público devido a quantidade de irregularidades encontradas no referido Colégio.

Abaixo a nota publicada pelo Conselho do FUNDEB na integra:

Conversarmos com a coordenação vice-diretor e alguns professores, pois a diretora não se encontrava, bem como os alunos do ensino fundamental séries iniciais.
Observamos que a referida escola necessita urgente de rever a estrutura física, pois as salas de aulas não tem ventilação, sem iluminação prejudicando a concentração e o aprendizado dos educandos. Outros pontos foram os sanitários da escola que encontram-se em situação precária, sem higiene, etc, e a fossa fica ao lado de uma das salas inalando mau cheiro próximo aos alunos como eles mesmos relataram. há uma construção de novos banheiros, no entanto está parada, onde segundo informações devido a falta de recursos.
Outras situações foram levantadas, principalmente no que diz respeito ao reordenamento, onde a presidente do CACS, FUNDEB, senhora Maria Eleide Fernandes Rodrigues relatou a preocupação do conselho em relação aos recursos do FUNDEB, pois os mesmos são repassados de acordo com o número de alunos matriculados e que este ano tivemos uma baixa de quase 1.000 alunos, o que afetará diretamente nos recursos de 2016 já que os mesmos são repassados de acordo com a matrícula de 2015. E também o número de professores para uma demanda de aluno que a cada ano diminui, que poderá num breve espaço de tempo ficar professores excedidos no município. O que poderá afetar também a referida escola que conta com um número de apenas quase 1oo alunos da Educação Infantil ao Fundamental Séries Iniciais e Finais.
Outro ponto discutido e relatado pelos próprios alunos foi: A alimentação escolar e o transporte escolar, onde alguns alunos estão prejudicados sem ir a escola. No entanto os responsáveis nos informaram que a partir do dia 07/10 o transporte irá transitar normalmente, pois o Secretário de Educação irá deslocar um ônibus escolar do programa Caminho da Escola para fazer o trajeto.
Como encaminhamento iremos fazer relatório e encaminhar a SEDUC, bem como convidar a diretora e técnico da SEDUC, e o Secretário para juntos avaliarmos o teor da denuncia comparando com o reordenamento e solicitando com urgência a resolução dos problemas constatados in loco e através do comparativo com o cronograma de aulas.
Tentaremos mais uma vez cumprir com o que nos compete conforme a lei na tentativa de solucionar este e demais problemas ora levantados e já encaminhados ao Gestor. Para tanto afirmamos nosso compromisso com a sociedade, bem como aos nossos educandos, de até mesmo tomar maiores providências para que tais problemas sejam solucionados com a maior brevidade e sem maiores prejuízos aos nossos estudantes.
Att,
Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social- Cacs/FUNDEB.










Premium Blogspot Templates
Copyright © 2012 Cidade em Notícias