Coité – Prefeitura entrega USF reformada e ampliada no Distrito de Aroeira

Este foi a segunda Unidade de Saúde entregue a população em menos de uma semana. Na última sexta-feira o benefício chegou a Santa Rosa.
posto de saúde de aroeira-des
O Prefeito Francisco de Assis (PT) e o secretário Municipal de Saúde, Leonardo Mascarenhas, entregaram na manhã de quarta-feira (09), a Unidade Saúde da Família João Ramos de Araújo, situada no Distrito de Aroeira, 17 km da sede de Conceição do Coité. A unidade, antes chamada de Posto de Saúde foi construída ha 36 anos, pelo então prefeito Walter Ramos, que era natural da comunidade e desde então passou apenas por uma reforma em 1999.

posto de saúde de aroeira-1A técnica em enfermagem e primeira funcionária da Unidade, Maria Deijace Rodrigues da Silva, disse ao CN que ficou satisfeita com a reforma e que não deixava a desejar em relação a qualquer clínica particular em relação a estrutura. Ele disse também que a equipe da Unidade é formada por um médico,dentista,uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem.

A enfermeira Keila Guimarães destacou a importância dos agentes de saúde da região, hoje são oito e que atendem também duas áreas que estão descobertas, aguardando apenas o remapeamento que está sendo feito pela Secretaria de Saúde. Outra questão relatada pela enfermeira foi a aquisição de um veículo zero km disponibilizado pela Prefeitura que vem ajudando no atendimento, pois quando o caso não é resolvido na comunidade,imediatamente é transferido para Conceição do Coité.

posto de saúde de aroeira-2Keila (dest.) justificou o ato de entrega da USF com café da manhã com a presença dos agentes de saúde e da equipe que atua na Unidade, devido a conclusão da obra e as dificuldades que as pessoas estavam tendo para se deslocarem para o Povoado de Lagoa do Meio, distante 05 km. Ela lembrou que UBS – Unidade Básica de saúde é uma das estratégias do Ministério da Saúde para a estruturação e o fortalecimento da Atenção Básica e depois da reforma a estrutura física da unidade ficou acolhedora e dentro dos melhores padrões de qualidade que facilita a mudança das práticas das equipes de Saúde e “estamos gratas a toda equipe do governo municipal”, concluiu.
posto de saúde de aroeira-3Para o secretário de saúde, Leonardo Mascarenhas, que participou do primeiro ato oficial depois que assumiu a pasta na última sexta-feira(04), o prefeito Assis implantou despois que tomou posse em janeiro de 2013 um novo modelo de cuidar da saúde. É uma honra participar deste momento tão importante para o avanço da saúde do povo e agradeço o empenho de cada funcionário que, direta ou indiretamente, contribuem com o crescimento do município através da saúde, e esclareceu que, ainda esse semestre estará sendo concluída as reformas e ampliação de outras USF, a exemplo de Ipoeirinha e Tapera”, lembrou Leo, como é conhecido o secretário.

posto de saúde de aroeira-4O vice-prefeito Alex Lopes, que assumiu até sexta-feira (04) a pasta da saúde, falou que a meta do governo atual era igualar o atendimento e mudar a imagem do serviço público, deixando igual as clinicas partículares, “depois desta ampliação e da reforma, este local as pessoas podem receber atendimentos básicos e gratuitos em Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia, ou seja, os principais serviços oferecidos a exemplo das consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica, estão mais humanizadas”, falou Alex da Piatã, como é chamado.

posto de saúde de aroeira-5O Prefeito Francisco de Assis disse que estava muito feliz, pois encontrou um município falido e como dificuldade vem arrumando e realizando ações que estão mudando a vida do povo. Além das reformas e ampliações que estão sendo realizadas nas USF, ele destacou a importância do hospital Municipal, tem uma das melhores estruturas da região. “Foi lá que nasceram os últimos 500 coiteenses, filhos de pobres e ricos. Tudo de graça. Após a reforma, a unidade se tornou maternidade referência para o acompanhamento de pré-natal de alto risco e parto humanizado”, falou Assis.

posto de saúde de aroeira-6Sobre as obras de estruturação das unidades de saúde com ampliação e novos equipamentos, além de médicos toda a semana, Assis disse que elevam o nível do atendimento e estão dando agilidade ao serviço público. “Já são 13 unidades reformadas entre entregues e em obras. As equipes de PSF também estão funcionando muito bem com médicos e dentistas, que tiveram salários dobrados e através do Mais Médicos reforçamos a equipe com 5 médicos cubanos que atuam no município em tempo integral. O padrão dos postos podem ser equiparados às melhores clínicas da cidade”, comemorou.

Ele concluiu dizendo que o Programa de Saúde da Família é a estratégia definida pelo Ministério de Saúde (MS) para oferecer uma atenção básica mais resolutiva e humanizada no país e em Conceição do Coité.
Redação CN * informações ASCOM/Ichu Notícias
Premium Blogspot Templates
Copyright © 2012 Cidade em Notícias